quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Do Museu à Balada - Filme: O Homem de Aço

O Homem de Aço (Man of Stell, EUA, 2013)


Ao se falar de "Superman", é impossível não entrar na sala de cinema e lembrar dos filmes feitos por Christopher Reeve. Portanto, as comparações seriam inevitáveis, ainda mais se levarmos em conta o excesso de melação causado pelo reboot anterior, "Superman Returns", mas... O "Homem de Aço", que teve a sua estreia no Brasil neste mês de julho, conseguiu superar as expectativas e, assim, reconquistar alguns fãs do mais famoso herói da DC Comics.

2013 ficará marcado como o ano da reinvenção do Super-Homem, pois é mesmo diferente de tudo o que já foi feito anteriormente. Este feito deve-se à dobradinha de Christopher Nolan (responsável direto pela bem sucedida reinvenção de Batman) e Zack Snyder (diretor de "300" e "Watchmen", considerada a melhor adaptação de quadrinhos já feita), que se juntaram para dar uma volta sem retorno ao ponto de partida e ofertando ao público muito mais do que um super-herói que só combatia inimigos que não estavam à sua altura.

Estamos diante de um filme onde o Super-Homem é puramente bélico. Kal-El deixa de ser o herói que passa os seus dias a prender criminosos  e passa a ser um guerreiro feroz, que desconfia de tudo e todos e prefere viver em isolamento.


Para mim, este filme não é mais um reboot, como muitos afirmaram que seria. O "Homem de Aço" desconsidera por completo todos os outros filmes anteriores e nos mostra um herói mais moderno e realista, bem mais próximo ao universo de Kal-El. A não ser pelo prólogo (que define que seu pai biológico, Jor-El, decide salvar sua vida enviando-o para um planeta distante) que não se diferencia tanto assim, a partir daí tudo começa a se mostrar diferente, a começar pela apresentação de um jovem Kal-El/Clark Kent (interpretado por Henry Cavill) totalmente inadaptado ao nosso mundo, o que o torna rebelde. Esqueçam aquela cena onde um jovem muito bonito encontra um cristal que o levará a se transformar em um herói. O novo Super-Homem decide enfrentar o mundo após a morte trágica de seu pai adotivo (Kevin Costner) e começa a viajar em busca de respostas, aceitando todos os tipos de trabalho e conhecendo as mais variadas pessoas.

Sem saber quem é e o que faz entre os humanos, um dia ele ouve falar de um objeto não identificado que está sendo estudado pelo governo americano. Sua curiosidade se aguça e ele pressente que aquele objeto é a resposta para todas as suas perguntas. Ele vai até o local onde o objeto está e descobre que o tal objeto é uma nave kryptoniana que está na Terra há muitos e muitos anos. Com a descoberta, ele começa a compreender qual é o seu papel entre os humanos. Mas a descoberta o faz ficar frente a um grande problema: o coloca frente a frente com o General Zod (Michael Shannon), um dos últimos sobreviventes do extinto planeta Krypton.


Se os filmes anteriores traziam um ar romântico, mais cômico e até juvenil, o "Homem de Aço" põe abaixo todas essas características. Pela primeira vez, se vê o Super-Homem lutar até o limite de suas forças, contra um vilão totalmente à sua altura, crítica que sempre era feita pelos fãs. Antenados nisso, Nolan e Snyder compuseram um vilão de peso, o perfeito inimigo de Kal-El, o que dá à batalha final entre os dois um aspecto fabuloso. Talvez aí esteja o ponto fraco deste filme: ele é tão focado no lado bélico que negligencia totalmente o sentimentalismo. E a gente sabe: a vida precisa um pouco que seja de emoção.

De qualquer forma, o "Homem de Aço" é interessante pela redefinição de um herói de infância da maioria das pessoas, com bom entretenimento e cenas de ação que merecem só serem vistas na telona do cinema. Fica o gostinho de "quero mais" e de uma curiosidade ainda maior para saber como será a sequência depois de um herói tão bélico e de um vilão tão impressionante.


Ficha técnica:
- direção: Zack Snyder
- roteiro: David Goyer
- criação original: Christopher Nolan e David Goyer
- elenco original: Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shannon, Kevin Costner, Diane Lane, Laurence Fishburne, Russel Crowe.
- gênero: ação, aventura.


Eu recomendo, mas em 3D!


Bom divertimento!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário