quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Aderindo aos Cabelos Curtos

Eu sempre fui muito fã de cabelo comprido. Com corte em bico ou arredondado, repicado nas pontas, com franjão desfiado, totalmente reto, com franja de lado, na cintura, tudo isso e mais um pouco é o que eu já tive. Em 2009, como consequência de muitos problemas pessoais e muito estresse, infelizmente eu perdi muito cabelo. Meu cabelo começou a cair demais e a ficar ainda mais fino do que já era, com pequeninas áreas falhadas inclusive (a tal da alopécia). Para não deixar a situação piorar, optei por deixar o cabelo mais curto, principalmente para tentar mascarar as áreas das falhas e das mechas de cabelo que se quebraram.


Gostei bastante! O cabelo curto é prático e mais fácil de cuidar. E assim mantive o corte até começar a namorar o JH, que me pediu para deixar o cabelo crescer para ver como eu ficava com o cabelo mais comprido. Fui deixando crescer (o que não é uma tarefa tão fácil, já que o meu cabelo nunca foi de crescer muito), até que ele ficou com o comprimento médio e bem bacana. Aliás, nesta hora eu preciso fazer um adendo: que inveja eu tenho do cabelo do meu marido! O danadinho do cabelo dele cresce tanto que, se ele não cortar a cada 10 dias, fica uma coisa de doido! Hahaha!


Voltando ao assunto, como toda boa mulher, eu ainda não estava satisfeita e resolvi fazer luzes para mudar um pouco. A experiência não foi bem sucedida... E como se faz para consertar? No meu caso, não se pôde fazer nada. A química afetou tanto que eu não poderia nem colorir para não estragar ainda mais o meu já fraco e fino cabelinho. O que me restou? Fazer hidratação e cortar. De novo!


Comecei o corte pelas pontas, para dar mais força para o cabelo crescer. Conforme ele foi crescendo, chegou a hora de tomar uma decisão mais radical, já que não havia mais para onde fugir ou se esconder: ou eu cortava bastante, o suficiente para tirar o máximo que pudesse do queimado deixado pelas luzes, ou continuava a cortar aos poucos, com poucos resultados obtidos com hidratações e cada vez mais pontas duplas e mechas oxidadas. Optei novamente pelo corte curto.

Meu cabelo ficou mais leve e menos quebradiço. As hidratações começaram a dar mais resultados e, por orientação da minha nova cabeleireira, comecei a usar um shampoo desamarelador e um leave-in para finalizar o penteado e ativar os meus cachinhos. O shampoo desamarelador deu uma nova vida para as mechas oxidadas e o leave-in deixou os meus cachinhos mais comportados. Mas agora eu tinha um novo problema: como eu não podia colorir o cabelo, como fazer com metade do cabelo com luzes e metade com a minha cor natural? A raiz do meu cabelo já estava ficando tão comprida que até parecia que eu tinha feito "luzes californianas"! A sugestão foi: cortar mais curto.

E eu cortei! Desta vez, sem medo de ser feliz! Meu cabelo está bem curto, com as luzes praticamente só nas pontas. Estou curtindo muito mas, segundo a minha cabeleireira, agora é a hora mais crítica: como as luzes estão nas pontinhas do cabelo, as chances de aumentar a quantidade de pontas duplas e da quebra do fio de cabelo são ainda maiores. Portanto, não posso me descuidar.


Quem tem cabelos curtos, sabe melhor do que eu que eles ressecam e perdem o brilho tanto quanto os cabelos longos. As pessoas não imaginam que eles exigem tantos cuidados quanto os cabelos longos. Portanto, como nova adepta de um bom corte curto, vou passar as dicas que aprendi e estou aplicando no dia-a-dia:

- ao acordar, não ache ruim que o seu cabelo esteja bagunçado: é só molhar um pouco antes de pentear ou lavar. Fios molhados voltam ao estado natural mais facilmente.

- esqueça a chapinha e prefira o secador. A chapinha vai deixar os fios curtos ainda mais arrepiados.

- para diminuir o frizz (os fios arrepiados), use reparadores de ponta ou leave-in como finalizadores. Eles também ajudam muito com as pontas duplas.
 

- quer ajeitar as pontas de maneira diferente? Pomadas ou gloss são as melhores indicações.

- filtro solar também vale para o cabelo! Procure produtos que contenham filtro solar, ainda mais se você morar em cidades de praia ou tiver o cabelo com descolorações.

- cabelos oleosos (que é o meu caso) não podem ser condicionados em excesso nem se fazer hidratações recorrentes para não aumentar a oleosidade.

- siga a indicação da sua cabeleireira (ou cabeleireiro) corretamente quanto ao retorno para o corte. Cabelos curtos requerem retoques com maior frequência e é o profissional que te atende quem sabe qual é o melhor período para o seu retorno ao salão.

A gente muda, mas não pode deixar de cuidar dos cabelos adequadamente nunca.

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário