sábado, 3 de agosto de 2013

Numa Folha Qualquer - Dialeto Internetês

Oieeeeeeee!

Por que muita gente cumprimenta assim pela Internet?  No mundo real nunca vi alguém dizer um "oieeeeeeee" (a quantidade de "es" pode variar conforme a paciência da pessoa em ficar apertando esta tecla) para alguém.


É a linguagem dos chats. Para a conversa não demorar muito costuma-se abreviar algumas palavras. Esperem um pouco!  Transformar um "Oi" em "Oieeeeeeeee" é abreviar? Mas estão colocando mais letras ao invés de tirar! E aqueles que digitam "naum" ao invés de "não"? Entrou uma letra a mais. Tudo bem! Contando o til fica empatado 4 x 4, mas isso também não é abreviar. Me lembrei de mais uma: "eh" ao invés de "é". Qual será a vantagem de trocar os acentos por uma letra? Poxa, vida, os acentos são tão legais! E não me venham botar a culpa no teclado porque já existe tecnologia para usar acentos há um tempão. Larguem mão de ser trogloditas!

Quanto às abreviações, não sou contra, desde que fiquem nos chats. É como conversar naqueles rádios amadores, lembram? QAP, QSL, PQP... O que importa é fazer-se entender numa conversa em tempo real onde o tempo é curto e o papo é longo.

Mas, e nos e-mails e outras formas de comunicação de texto como este blog? Acho que aí não tem necessidade de abreviar, já que não é uma conversa em tempo real. Já vi pela Internet uma foto de uma prova onde o aluno escreveu, à caneta mesmo, "vc" ao invés de "você".  Pior que o professor deixou passar essa. Se fosse eu já metia um "x" vermelho em cima.


Também estão abreviado pontuações sabiam? Não? ... Xííí! Vocês estão por fora então. Não sabiam dessa? Esses dias vi uma pessoa começando um e-mail assim:

"Oieee td bem como vai vc eu vou bem"

Até um telegrama é mais completo do que isso. Vocês conseguiriam fazer uma análise sintática e morfológica desta oração (ou orações)? Ah! Não sabem o que é isso?  Esqueçam, viajei! Mas eu gostaria de saber aí onde termina uma frase e começa outra.  É uma afirmação ou uma questão?
O que é isso?  Querem torturar nossa Língua Portuguesa até matá-la?  Ou estão criando um novo dialeto para o ciberespaço? Isso até que seria legal, mas acho que estão exagerando. Com a Internet escrever errado está se tornando um vício. Não estou culpando a Internet e sim o tipo de educação que esses jovens estão recebendo. Jornais, revistas e livros não estão obsoletos. Dê um pouco dessas coisas para essa meninada ler e ver como é rica a nossa língua. Ler é tão bom.  A Internet é apenas mais uma mídia e meio de comunicação. Não veio substituir nenhum dos outros e sim complementá-los.


Então, pessoas! Deixem de preguiça e vamos aprender a ler e escrever!

Vj vcs lg bjaummmmmm pas mina e [ ]'s pos mano eh nois

Ou melhor:

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário