quarta-feira, 21 de agosto de 2013

De Malas Prontas - São João Del Rei, MG

Ah, Minas Gerais... Tantos encantos, tantas cidades, tantos recantos para se descobrir, para se conhecer, para se aventurar!

São João Del Rei é um destes lugares, para os quais se deve viajar com calma. Igrejas, largos, estradas, fazendas, obras de arte e museus são apenas algumas das opções que esta cidade história oferece. Cidade que tem a sua criação perdida no tempo, quando a região do Rio das Mortes começou a ser ocupada, nos idos de 1700, por pessoas como o comerciante Tomé Portes del-Rei, que estabeleceu-se lá como o principal comerciante da região conhecida como “Caminho Velho” (rota obrigatória para os bandeirantes que seguiam para Vila Rica ou Sabará). Em 1701, ele é nomeado Guarda-Mor do Porto Real da Passagem e dá início ao povoamento daquele lugar; por isso é considerado o fundador da cidade de São João Del Rei.


Em 1704, a vila que deu origem ao centro da atual cidade começou a ser chamada de Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar. Com a descoberta de ouro no ribeirão de São Francisco Xavier pelo paulista Lourenço da Costa, a notícia se espalha e diversas pessoas partem para a região dando início à formação de novas vilas. Tempos depois, o arraial ganha um novo nome, Arraial Novo do Rio das Mortes, com a exploração do ouro cada vez mais se expandindo e atraindo mais gente, até que a rivalidade entre paulistas e emboabas (nome dado pelos paulistas àqueles que não eram da Capitania de São Vicente, atual São Paulo) chega ao limite e tem início a Guerra dos Emboabas, de 1707 até 1709. Em 1714, o arraial é nomeado como vila de São João Del Rei, em homenagem a Dom João V, e alçada à sede da Comarca do rio das Mortes.


São João Del Rei ainda foi sede da capitania de Minas Gerais durante a Inconfidência Mineira e intensamente participante deste movimento, destacando-se o sanjoanense Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Muitos outros episódios históricos tiveram esta cidade como palco, como a Sedição Militar de Ouro Preto em 1833, a Revolução Liberal de 1842 e, nas revoluções de 1930 e 1964, enviando combatentes de seu 11º BI – Batalhão Tiradentes, que combateram e venceram em Montese e Castelnuovo (Itália) durante a II Guerra.


Não tem jeito. Respira-se história em todos os cantos desta cidade, mas ela não se resume apenas a isso. Trilhas, fazendas e o passeio de Maria Fumaça até Tiradentes, cidade vizinha, garantem diversão e muito entretenimento.


Alguns lugares que não se deve deixar de visitar: as igrejas de São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Mercês e a Catedral Nossa Senhora do Pilar; o Solar dos Neves e o Memorial Tancredo Neves; o Solar da Baronesa de Itaverava; O Museu Regional e o Museu dos Ex-Combatentes, o Teatro Municipal; a casa de Bárbara Heliodora, o Museu de Estanho John Somers, o Chafariz da Legalidade e o Pelourinho. Atrás da igreja de São Francisco de Assis, há um cemitério onde está enterrado o ex-presidente Tancredo Neves. Torça para que as Capelas dos Passos estejam abertas para se maravilhar com a arte barroca. Visite as lojinhas de artesanato, tecidos e pedrarias, sempre com peças bacanas e preços muito atrativos.

Para visitar mais tranquilamente, reserve pelo menos três dias para passear e se encantar por esta cidade. Vale a pena!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário