quarta-feira, 31 de julho de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Hidratação para Pele Ressecada

Oi, gentE!

Mais uma vez, estamos aqui para dar dicas de cuidados durante o inverno. Já falamos sobre o uso de filtro solar no inverno (Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Filtro Solar) e, agora, vamos falar sobre hidratar a pele.


É comum, no inverno, a nossa pele ficar mais ressecada que o normal. Vários fatores são responsáveis por esse desagradável acontecimento: ambientes fechados, temperaturas baixas, uso excessivo de aquecedores, banhos quentes, ventos muito gelados, etc.

Com o frio, evitamos passar o creme hidratante por ele estar gelado e, também, porque a maioria de nós toma menos água. Resultado: pele ressecada, desidratada, opaca e muitas vezes avermelhada.

Existem também outras situações que também causam o ressecamento da pele, como as alergias, por exemplo. Algumas pessoas, por terem que usar mais roupas pesadas (de lã, soft, veludo), sofrem com as alergias de inverno (eu sou um caso). Mas como evitar o ressecamento?
 

Aí vão as dicas:
- se o frio for muito intenso, uma boa saída é usar os óleos de banho, mas muito cuidado: óleos não hidratam a pele e sim retêm a água da mesma. Então, se quiser usá-los, é melhor hidratar primeiro para depois utilizá-los.



- beba água, muita água!

- evite banhos muito quentes. Eles acabam com a oleosidade da pele.

- não use buchas. Elas removem a camada de proteção da pele, se a mesma estiver danificada.
- evite se ensaboar demais.


- use o creme hidratante logo após sair do banho. O vapor ainda manterá a temperatura quentinha, o que ajuda a suportar a temperatura do creme.

- use filtro solar todos os dias.

- cremes à base de ureia, silicone e ceramidas são os melhores para essa época do ano. Os de ureia são maravilhosos (conhecimento de causa)!


- não esqueça de hidratar lábios, cotovelos, joelhos e calcanhares, que sempre  ficam tão esquecidos.

- mãos também não devem ser esquecidas. Mantenha-a sempre muito bem hidratadas.


- se estiver maquiada, antes de dormir não esqueça de fazer uso de demaquilante ou emulsão de limpeza no rosto. Isso removerá toda poluição e resto de maquiagem. Após a limpeza, em seguida aplique o hidratante. O rosto é a parte mais exposta no inverno.

- não se esqueça das crianças. Procure um pediatra e peça indicação de um hidratante infantil.

- se tiver oportunidade, procure um dermatologista. Ele indicará, com certeza, os cremes melhores para as áreas de maior necessidade.

Enfim, não podemos jamais deixar de lado esses pequenos cuidados que farão toda a diferença no futuro.

Beijão para todos, daí.

Fabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário