segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Petlovers - Castração: Fatos e Mitos

Assunto bastante polêmico, a castração de animais gera muitas dúvidas e discussões muitas vezes até
desnecessárias, principalmente se for utilizada como medida para controle de zoonoses. No caso dos animais domésticos, ela divide a opinião dos tutores por pairarem no ar muitas lendas como as que afirmam que o animal fica letárgico ou gordo após ser castrado.


O texto de hoje pretende ser elucidador em algumas destas lendas, desvendando o que é mito e o que é fato sobre as castrações. Pretende, também, ser altamente esclarecedor sobre o que é a castração e quais os benefícios que ela trará ao seu bichinho de estimação ou, caso queira, ao bichinho carente que você pode apadrinhar com a doação de uma castração.

Vamos lá!

1) O que é a castração?
A castração consiste na retirada dos órgãos reprodutores de cães e gatos, a fim de impedir a sua reprodução. No caso das fêmeas, são retirados o útero, as trompas e os ovários; nos machos, os testículos.
Como controle de natalidade, é uma medida extremamente importante, ainda mais quando se trata de animais de rua. Em sua fase adulta, uma cadelinha e seus descendentes poderão gerar 64 mil filhotes; se pensarmos em gatas, essa conta é ainda maior, já que as gatas têm mais cios que as cadelas. Portanto, a castração é uma medida para evitar a já presente superpopulação desses animais, contribuindo para a diminuição do abandono, da crueldade praticada contra eles, de doenças e da morte de milhares de bichinhos em situação de risco.

 

2) Como é feita a castração?
Ela é realizada apenas pelo médico veterinário, com anestesia geral. É indicada para animais a partir de 2 meses de idade. No caso das fêmeas, é altamente recomendado que se faça a castração antes do primeiro cio.
Consulte sempre o veterinário para saber quando é a melhor época para castrar o seu amiguinho ou, se quiser apadrinhar uma castração, procure os abrigos e entidades de proteção animal de sua cidade. Seja solidário e ajude a diminuir a superpopulação dos animais carentes!


3) Quais são as vantagens que a castração traz?
São inúmeras:
- diminui drasticamente o risco de doenças, como o TVT (tumor venéreo transmissível), o câncer de mama e de útero, próstata e testículos e as doenças uterinas em cadelas e gatas.
- elimina em grande escala a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio. A gravidez psicológica causa aumento das mamas (muitas vezes com inchaços ou edemas, inclusive), a produção de leite e irritabilidade excessiva da fêmea.
- diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais. Como não há a
necessidade de se procurar parceiros para cruzar, não haverão brigas e disputas por território ou fêmeas; consequentemente, os animais não se machucarão.
- acaba com os latidos, uivos e miados excessivos, causados pelo período do cio.
- diminui em muito os estados de excitação por falta de cruzamento e, consequentemente, aquele momento embaraçoso com as visitas.
- elimina a perda de sangue das cadelas no período de cio, o que ajudará na manutenção da limpeza do seu lar, acabando, também com as reuniões de machos em seu portão.
- reduz e muito o hábito dos gatos de urinar em tudo para marcar território, ajudando, também, a reduzir o odor forte e desagradável desta urina.

 
4) Mitos e lendas sobre a castração.
4.1) Castração engorda?

Não. O bichinho não engordará porque foi castrado e sim porque diminuirá as suas atividades físicas. Sendo assim, ele necessitará de mais exercícios e, se for conveniente, é bom diminuir a oferta de alimento para ele.

4.2) A castração é muito cara e eu não posso pagar!
Hoje em dia, não há mais desculpas para não castrar o seu amiguinho. Várias clínicas e veterinários solidários reduziram os seus custos, oferecendo castrações a preços bem interessantes e sem perda da qualidade de atendimento. Inclusive, ainda há a opção de se informar com as entidades de proteção animal para saber quais são os veterinários parceiros delas e que oferecem a castração com descontos bacanas.
Cuidar da saúde do seu animalzinho é muito importante e a castração terá o seu custo amplamente
compensado. Se pensarmos em gastos futuros com alimentação e vacinas do animal gestante e da sua cria, ou de despesas com complicações de parto, cesáreas, internações e medicamentos para pós-parto ou para doenças como a piometra, por exemplo, o cuidado de se castrar traz economia de dinheiro e manutenção da saúde do seu bichinho.


4.3) Tem sempre gente interessada em adotar filhotes.
Ledo engano. Não há lares para todos os bichinhos e as estimativas atuais são de que apenas um filhote é adotado para cada 9 que irão para as ruas, portanto castrar, além de ser um ato de amor, é questão de responsabilidade.
Também é preciso lembrar que, se a sua fêmea gera dezenas de filhotes, estes irão crescer e gerar outras ninhadas, aumentando e muito o problema da superpopulação que já é enfrentado nos dias atuais. Para quê deixar novas ninhadas nascerem se não há nem lares suficientes para os que já estão aí, nas ruas, sofrendo maus tratos, abandono e crueldades sem tamanho? Total incoerência, não é?


4.4) Se eu castrar o meu cão de guarda, ele não tomará mais conta da minha casa.
Outra inverdade. Os animais que são castrados jamais perderão o instinto de defender e proteger o seu território. Perderão, sim, o desejo de correr atrás de fêmeas no cio, de se envolverem em brigas, de fugir de casa para acasalar e de urinar em todos os cantos.
Eles ficarão mais caseiros e mais companheiros, portanto isso não deve ser confundido com preguiça de tomarem conta da casa.


4.5) A minha gata/cadela precisa ter, pelo menos, uma cria.
Precisa ter por quê e para quê? Para nada, apenas para correr riscos. Já existem pesquisas demonstrando que, quantos antes a castração ser realizada, menor o risco de as fêmeas desenvolverem câncer de mama. Isso sem contar com a prevenção da piometra, doença frequente em fêmeas adultas e que, na grande maioria dos casos se não tratada a tempo, leva a fêmea a óbito.



4.6) Meu animal vai sofrer com a castração.
Outra inverdade. A cirurgia é indolor, já que é feita com anestesia. Em uma semana, o animal já estará totalmente recuperado, retomando as suas atividades normalmente.


4.7) Não vou castrar porque não vou interferir com a natureza do meu animal.
Quem é o animal irracional, mesmo? O seu animal segue apenas o instinto, não tendo escolha quando encontra outro animal no cio, portanto é dever do tutor intervir e não permitir crias indesejadas. Sendo assim, o seu animal será beneficiado com a castração e não perderá nada. Aliás, o seu animal só terá vantagens: terá mais saúde, estará mais protegido e ficará mais dócil.


4.8) Não vou castrar porque o meu animal ficará bobão.
Totalmente falso. O bichinho ficará mais letárgico, ou bobão, apenas se adquirir muito peso. Estando mais gordo, ele se cansará mais facilmente e não terá mais disposição para nada. Portanto, a letargia é consequência da obesidade, que pode acometer animais castrados ou não.


Portanto, não há mais desculpas para não castrar o seu amiguinho de estimação, não importando se você faz criação indoor ou não. E se eu posso pedir por algo bem bacana para você, querido leitor, por favor, seja solidário e doe uma castração para um animal carente. Custa menos do que você imagina e fará um bem danado para o bichinho que a receber, pode acreditar!

Abraços,

Lara

2 comentários:

  1. Muito bom o post. Aqui as meninas estão vacinadas.
    Fui até a zoonose e a partir de outubro abrirão vagas para castração de animais que não foram adotados lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar!
      Manter a saúde dos nossos amiguinhos é uma questão de amor e cuidado. Eles nos oferecem tanto!
      Teremos mais assuntos bacanas aqui na Petlovers! Fique atento! Grande abraço!

      Excluir