terça-feira, 16 de julho de 2013

Recriarte - Como Conservar Bordados

Em uma edição passada, falamos sobre como cobrar os bordados em ponto cruz e, mediante o assunto abordado, alguns leitores se interessaram e pediram dicas de como conservar por mais tempo os bordados feitos ou comprados.


Bordar é um prazer imenso para quem faz e ver aquele seu trabalho, mesmo depois de anos, ainda perfeito e vívido, para mim, é fator de grande satisfação! As dicas a seguir são simples, mas preciosas para a conservação dos tecidos e dos pontos:

- lave sempre as mãos antes de iniciar o seu trabalho. Se começarem a suar, lave-as novamente ou dê um tempo, caso você tenha hiperidrose (suor excessivo, como é o meu caso), até poder reiniciar o seu trabalho.

- quando não estiver bordando, guarde o seu trabalho em uma sacola ou cesta para protegê-lo de poeira, respingos, pelos (caso você tenha animais de estimação dentro de casa). Se ele estiver molhado pelo suor, deixe-o arejar antes de guardá-lo para evitar mofo.


- ao cortar os fios para bordar, procure cortar com o comprimento de 4 cm no máximo, para evitar que formem nós, fiquem muito torcidos ou desfiem durante o bordado. Eu sempre pego três extensões da meada como medida.

- antes de começar o bordado, compre todo o material necessário para executá-lo do começo ao fim. Lotes diferentes de meada podem apresentar diferenças de tingimento, o que poderá comprometer o visual do seu bordado. Como os lotes são numerados, fica fácil comprar e não ter surpresas, nem durante a execução do trabalho, nem quando for lavá-lo.

- se for lavar a peça em máquina de lavar, prefira sempre usar água fria. Água aquecida, no máximo, até 95°C apenas. Se o trabalho usou linhas metálicas e de viscose, lavagem somente na mão.

- na etapa de centrifugação, procure selecionar uma velocidade lenta ou, se não houver a possibilidade de selecionar essa velocidade, coloque o seu bordado em um saco de proteção branco.

- na lavagem com as mãos, lave cada trabalho em separado, com sabão neutro completamente dissolvido antes de mergulhar. Temperatura máxima da água: 60°C.


- sabão em pó: sem branqueadores, sem cloro e sempre em pequenas quantidades. Uma dica preciosa: utilize os produtos destinados à lavagem de roupas delicadas ou infantis.

- na etapa do enxágue: enxágue bastante em água corrente até ter certeza de que não restam resíduos de sabão.

- jamais torça o trabalho para retirar o excesso de água. Se quiser apressar a retirada da água, enrole o trabalho entre duas toalhas ou outro tecido bem absorvente, na cor branca, e vá espremendo sem pressa e com gentileza, sem torcer, desenrolando em seguida. Coloque o trabalho para secar horizontalmente.

- jamais deixe o trabalho úmido ou empilhado.

- lavagem a seco: apenas se o trabalho foi executado com linhas de algodão.


- para passar, use o ferro sobre o avesso do trabalho encima de uma superfície plana ou entre duas toalhas. Use temperatura não muito quente e desative a opção de passar a vapor.

- se quiser engomar, prepare a goma seguindo as orientações do fabricante, mergulhe o trabalho totalmente na solução, deixando alguns minutos. Retire e deixe escorrer muito bem e não torça em hipótese alguma. Se quiser apressar a retirada da solução, siga a dica dada acima.

Trabalhos manuais são peças únicas. Conservando-os, durarão muitos e muitos anos e sempre alegrarão a sua casa.

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário