quinta-feira, 4 de julho de 2013

Do Museu à Balada - Filme: Nascido em 4 de Julho

Nascido em 4 de Julho (Born on the Fourth of July, EUA, 1989)



Grata coincidência, heim? O dia de hoje, 4 de julho, é perfeito para falarmos do filme “Nascido em 4 de Julho”, segundo filme da trilogia de Oliver Stone sobre a Guerra do Vietnã. Baseado no livro homônimo de Ron Kovic, que assina o roteiro juntamente com Oliver Stone, é um filme dramático, com sequências fortes, principalmente as feitas no front e no hospital.



Ron Kovic, soldado idealista e profundamente patriota,  vai para a Guerra do Vietnã  e é ferido em combate. Devido ao ferimento, ele fica paraplégico e retorna aos EUA como herói de guerra, mas logo se depara com a dura e triste realidade que os portadores de deficiência enfrentam em seu país. No hospital, ele começa a questionar a participação dos EUA nesta guerra e acaba se revoltando pela traição do país que ele jurou defender, tornando-se um ativista político e lutando contra a guerra e pelos seus direitos, tão descaradamente negados por aqueles a quem daria a sua vida. 



Neste filme, Oliver Stone mostra o lado pós-guerra, dando um verdadeiro soco no estômago do patriotismo extremista,  provando que as guerras são totalmente desnecessárias em sua essência, ainda mais as criadas e lideradas pelos Estados Unidos.  A desculpa de que “é pela liberdade do mundo” tenta mascarar interesses próprios e a própria Guerra do Vietnã é mostra fiel disso, já que foi feita sem nenhum outro propósito. Stone mostra uma visão até pessoal desta guerra, em que lutou como soldado e vivenciou os horrores praticados nela.

Brilhante e insuperável atuação de Tom Cruise! A contundente interpretação de um Kovic paraplégico, menosprezado, dispensado e jogado literalmente fora por não servir mais para a guerra, como algo inútil e sem serventia nenhuma, é impressionante. Por esta atuação, inclusive, Tom Cruise concorreu ao Oscar de melhor ator.  Realmente, não deve ter sido fácil interpretar um personagem com tantos problemas físicos e psicológicos, com os seus valores totalmente abalados, barbudo, cabeludo, preso em uma cadeira de rodas e “castrado” pela paraplegia. As cenas onde ele se depara com o preconceito e a indiferença da sociedade americana para com os seus veteranos de guerra, então, são marcantes e algumas muito emocionantes. Para mim, até hoje, foi o melhor papel da vida de Cruise.



Algumas cenas memoráveis são as do choro do bebê vietnamita ferido,  o discurso-conflito do personagem interpretado por Willem Dafoe e a cena onde Kovic grita, totalmente bêbado, para criticar a sociedade e os políticos, é uma das melhores, entre outras.

Uma das curiosidades deste filme é que ele foi feito totalmente em penumbra, com as cores azul, branca e vermelha,  que refletiam o estado emocional dos personagens em cena. Oliver Stone faz uma pequena participação no filme, interpretando um repórter de televisão que entrevista um oficial do exército. Charlie Sheen, que participou de Platoon, foi considerado para o papel de Ron Kovic neste filme e é aqui que William Baldwin faz a sua estreia no cinema americano.

Principais prêmios e indicações:
- Oscar, 1990 (EUA): venceu nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Edição. Foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Tom Cruise), Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado
- BAFTA,1991 (Reino Unido): indicado nas categorias de Melhor Ator (Tom Cruise) e Melhor Roteiro Adaptado.
- Globo de Ouro,1990 (EUA): venceu nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Tom Cruise) e Melhor Roteiro. Foi indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora.



Ficha técnica:
- direção: Oliver Stone
- roteiro: Oliver Stone e Ron Kovic
- elenco original: Tom Cruise, Raymond J. Barry, Caroline Kava, Kyra Sedgwick, Tom Berenger.
- gênero: drama, guerra.
- idioma original: inglês.

Um filme realista, sem ufanismos nem protecionismos, dramático, depressivo, de alto teor psicológico e sentimental. Resumindo: imperdível!

Abraços,

Lara

PS: a trilogia de Oliver Stone é composta por “Platoon”, “Nascido em 4 de Julho” e “Entre o Céu e a Terra”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário