domingo, 21 de julho de 2013

Numa Folha Qualquer - Sonolência



Olá, pessoas supimpas!

Não tem coisa mais chata do que sono na hora errada, não é mesmo? Acredito que todo mundo já cochilou, pelo menos uma vez na vida, em algum local e momento inapropriados.

Depois de almoçar aquela feijoada ou uma lasanha você volta para o trabalho, constata que o serviço está adiantado e não há nada para se fazer naquele momento. O que você faz? Dorme. Mas não porque você quer, e sim porque o sono vem. Está além da sua vontade. É inevitável e acontece sem que você perceba. Só vai se dar conta quando acordar com as gargalhadas dos colegas olhando para sua cara de “Onde estou? Quem sou eu?” e aquela lagoa de baba em sua mesa.


Já pagou este mico? Já usou o teclado de travesseiro?

Enquanto os amigos apenas riem, tudo bem. O ruim mesmo é quando eles não riem. E se você achar que ninguém viu você dormir, tome cuidado. Eles viram e estão tramando algo. Ou melhor, já tramaram e estão apenas esperando você pagar o mico maior. E isto é pior do que se eles estivessem rindo da sua cara. O que será que eles fizeram?  Papéis de recado colado em suas costas, clipes dentro do seu guarda-chuva, casca de banana em sua gaveta, cadarços desamarrados, gelo dentro da calça escorrendo pela bunda (este é para quem tem sono muito pesado mesmo), enfim, tudo pode acontecer. E se acontecer você vai virar notícia por, pelo menos, um mês e depois sendo lembrado uma vez a cada dois meses durante uns dez anos.


E no ônibus? Aquele trânsito que não sai do lugar é um bom motivo para tirar um cochilo. Mas pode apostar que é só você dormir que o trânsito começa a fluir e quando você acordar já passou uns cinco pontos do local onde você iria descer.  Até aí, passar do ponto é problema só de quem dorme. O ruim é quando o dormente começa a cair por cima do passageiro ao lado e babando. Mas pior mesmo é quando não tem passageiro ao lado e o dormente cai no corredor do ônibus. Quer mico maior do que esse?

Tem horas que o sono é tanto que podemos dormir até no meio de uma conversa. Ainda mais se quem estiver conversando vier com papo furado, como aquela coisa de contar pela terceira vez o que o dito cujo e a família fizeram no sítio no feriado passado. Se você estiver com sono, por mais que queira demonstrar interesse pelo assunto, não tem jeito mesmo, pois, certamente, você irá dormir. Tem pessoas que quando conversam parecem estar cantando uma canção de ninar. Até quem não está com sono é capaz de dormir com as conversas deste tipo de gente.


Eu só não entendo porque muita gente se incomoda quando alguém dorme em situações como estas. Reprimem a pessoa, apontam o dedo, como se ela estivesse cometendo algum crime. Eu mesmo estou escrevendo este texto porque estou no trabalho sem nada para se fazer e com o maior sono.

Mas qual o problema em dormir? Todo mundo dorme! É uma necessidade biológica. Quem devia ser recriminado são as pessoas que nos acordam. É como interromper um orgasmo múltiplo, pois dormir é um prazer indescritível!

E como dizem os sábios: “Quem cedo madruga fica mais tempo fazendo nada na vida.”

Bom, agora vou dar aquela dormida!

Abraços do MM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário