sexta-feira, 5 de julho de 2013

Do Museu à Balada - Música: Rock

O termo rock hoje em dia é muito abrangente. E muitas vezes é até usado onde não há rock. O rock nasceu na década de 1950, nos subúrbios dos Estados Unidos, tendo origens na fusão do blues e do country. De lá para cá o rock vem adquirindo influências de outros ritmos formando diversos estilos musicais.

Satanismo, violência, imoralidade, são palavras associadas a este ritmo desde sua origem. O rock sempre sofreu críticas negativas, mas nem por isso acabou se extinguindo. O que vemos acontecer é o rock se tornar cada vez mais aceito tanto no seu estilo original quanto nas suas adaptações a outros ritmos.

Quanto ao criador deste estilo não se sabe quem é ao certo, mas o termo “rock and roll” é atribuído ao discotecário Alan Freed, tendo utilizado esta expressão pela primeira vez em 1951, na cidade de Cleveland, no estado de Ohio, ao tocar para uma platéia multirracial.




Com relação à primeira música a ser considerada como rock and roll há muitas controvérsias. Rocket 88, de Jackie Brenston e os Delta Cats é a mais mencionada. Elvis Presley, Bill Haley, Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Gene Vincent são considerados precursores.

Nos anos 60 e início dos 70, o rock passou a gerar vários subgêneros se misturando ao folk, ao jazz e à música clássica. A partir daí começou a incorporar gêneros como a soul music, o funk e ritmos de países latino-americanos. Nesta mesma década surgiram o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Nos anos oitenta, foi a vez da new wave, o punk hardcore e o rock alternativo. E, nos anos 90 vieram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu(new) metal.

O rock tem como base o som da guitarra elétrica, com acordes simples, que é acompanhada pelo baixo elétrico, pela bateria e um vocal. A partir desta base, dependendo do estilo musical, muitas bandas adicionam teclados, órgãos, sintetizadores, saxofones, gaitas e mais de um vocal. Algumas até adicionam instrumentos acústicos usados em música clássica como pianos, violinos e flautas, tornando um estilo mais trabalhado sem, portanto, perder sua essência original.




Desde o início, ao unir o negro (blues) com o branco (country), o rock não era apenas um estilo musical. Seus efeitos sociais causam impacto nos estilos de vida, na moda, nas atitudes, na linguagem e até na política. Sting e Bono Vox são exemplos de ativistas que utilizam o rock para manifestações. Em termos de grupos e festivais pró causas sociais temos Band-Aid, USA for Africa, Live Aid, Live 8, e Voices of Classic Rock.

Alternative rock, art rock, beat music, blues rock, britpop, country rock, desert rock, detroit rock, experimental rock, folk rock, funk rock, garage rock, glam punk, glam rock, grunge, hard rock, heavy metal, indie rock, industrial rock, instrumental, jazz fusion, pop rock, progressive rock, protopunk, psicodelia, punk rock, rock noir, rockabilly, sinfônico e soft rock são apenas algumas das vertentes, pois a lista é imensa. E a cada momento surge mais uma outra.

O rock não se limita apenas ao território americano. Entre os ingleses houve e há muitos músicos que revolucionou o estilo como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Black Sabbath, Queen e Iron Maiden. Os australianos também não deixam nada a desejar com seu AC/DC, Man at Work e Midnight Oil. Em terras tupiniquins temos ótimas bandas da era oitentista como Titãs, Capital Inicial, Ira e bandas pesadas que fazem sucesso no exterior como Sepultura.

Falar sobre rock é complicado, pois o assunto é muito extenso e por maior que seja o tempo discorrendo sobre isso ainda será pouco perto do que se tem para discutir. O rock é um universo próprio.

Eu uma outra oportunidade gostaria de escrever sobre um estilo em particular ou um músico ou banda.

Abraços do MM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário