sexta-feira, 12 de julho de 2013

Truques e Tralhas - Jantar Formal Sem Frescura

A correria dos tempos modernos, onde imperam as refeições do tipo "fast food", nos faz esquecer um pouco daquela educação à mesa que tivemos com os nossos pais quando ainda pequenos. Infelizmente, muito da etiqueta é esquecida já que hoje ou se come em pé, ou andando pela casa, ou em frente a um computador.

Quando surge aquele convite para um jantar formal, o que fazer? Já começamos a suar só de pensar no assunto. E se o jantar formal tiver que ser oferecido por você? Complicou ainda mais!


A preocupação com a arrumação de mesas, copos e talheres começou na França, durante o reinado de Luis XV. Como os almoços oferecidos pelo rei levavam horas, criou-se uma maneira para agilizar e organizar o atendimento aos convidados, deixando tudo ao alcance para não se perder tempo quando se deve trocar o prato ou o talher. Além disso, as comidas não devem ser misturadas e, para isso, existem pratos diferentes, assim como os talheres.

Existem convenções do que é o supra sumo do considerado mais chique, mas você pode fazer uma mesa formal, sem frescuras extremas, para o seu dia a dia, em sua própria casa ou para receber as suas visitas com um toque de requinte no ar, lembrando que o que vale para o jantar, também vale para o almoço, caso queira fazer um.

A mesa não precisa ser forrada necessariamente com uma toalha. Lance mão da praticidade dos jogos americanos, hoje encontrados em diversas cores e padrões. Caso goste de usar toalhas, prefira as de cor branca ou pastel, mais agradáveis ao visual. É interessante se colocar algo plastificado por baixo para, caso aconteça de alguém derrubar um copo, preservar-se mais a toalha e ser mais fácil de limpar.


Um arranjo de flores é muito bem-vindo, desde que não seja muito grande e não impeça os convidados de se verem. Trinta centímetros de altura é o limite. Castiçal de vela única é, também, uma outra opção. A louça não precisa ser de porcelana, nem os copos de cristal: use louças estampadas e copos de vidro desenhados. Em jantares formais, não se usam os copos de suco e refrigerante, mas, se quiser usá-los, opte pelos de vidro incolor ou sejam desenhados como os demais.

O formato da mesa não é tão importante, mas deve tentar acomodar todos os convidados com conforto. Não deu? Monte uma mesa em separado e sem maiores problemas. Nessa mesa em separado, coloque os seus convidados mais jovens. Tente sempre misturar os grupos de homens e mulheres.


Itens terminantemente proibidos: palitos e guardanapos de papel, principalmente os palitos. Não há como se ter um pouquinho de elegância com alguém palitando os dentes à mesa, né?


Não comece a servir a refeição atrasado. Se algum convidade se atrasar, você poderá esperar mas não muito, afinal de contas quem já chegou não tem obrigação de aguardar. Sirva café ao final do jantar também, pois impressiona muito e é uma gentileza feita aos seus convidados.

Algumas dicas sobre os pratos e talheres:
- pratos: prato principal e prato para entrada sobre ele, se fizer um prato de entrada. Se quiser servir uma sopa, use um bowl e coloque-o acima de tudo.
- facas: à direita com serras viradas para o prato. Esse talher deve sempre ser usado na mão direita.
- colheres: à direita, somente para a sopa e ao lado da faca.
- garfos: à esquerda do prato. Esse talher pode ir à boca tanto pela mão esquerda quanto pela direita.
- talheres de sobremesa: colocados acima do prato, na sequência de faca colada ao prato, depois garfo e colher, à direita.
- copos: acima e à direita do prato. Sequência correta: taça de água, taça de vinho tinto e taça de vinho branco, que deve ser a menor. Após, caso queira, os copos para sucos e refrigerantes.
- guardanapo de pano: ao lado direito.


Receba sempre com alegria e carinho, afinal amigos também são para essas coisas!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário