quinta-feira, 25 de julho de 2013

Do Museu à Balada - Do Lado de Fora do Museu do Ipiranga

Um lugar bonito para se visitar em um museu é o lado de fora. Estou me referindo ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga.



Em 1909, o paisagista belga Arsênio Puttemans projetou os jardins ao redor do edifício, que anos depois foi substituído pelo paisagismo do alemão Reinaldo Dierberger, o qual se mantém, em sua maior parte, até hoje.




Tanto o museu quanto os jardins fazem parte do Parque da Independência. Os jardins parecem labirintos, por onde as pessoas circulam e crianças brincam. No meio há uma fonte que, em dias de sol, projeta um arco íris. Em volta dos jardins há uma larga calçada de pedras com bancos que nos convidam a um descanso e a observar o movimento, as flores e os pássaros que por ali pousam.




Atrás do museu há um bosque, que antes era o Horto Botânico do Museu Paulista, criado com finalidade científica e instrutiva. Há várias plantas pertencentes à flora brasileira. Hoje funciona como área de lazer e práticas esportivas.




No bosque podemos encontrar espécies nativas como pau-ferro, imbiruçu, cedro, jatobá, marinheiro e embaúba, pitangueira, jambeiro e goiabeira, pau-incenso e a falsa-seringueira. Encontramos também pássaros como o periquito-verde, bem-te-vi, sabiá-laranjeira, sanhaço, tico-tico, pardal, quero-quero, cambacica, rolinha, anu-branco, joão-de-barro, e corruíra.




Além de playground para crianças, o bosque possui áreas para piquenique. Há uma pista de caminhada ladeando e cortando por entre a mata.  Lá dentro nos esquecemos de que estamos numa metrópole. Nos sentimos numa verdadeira floresta bem tranquila.



Endereço
Av. Nazareth, s/n, bairro do Ipiranga

Tel. (0xx11) 2273-7250
Situado na área de atuação da Administração Regional do Ipiranga

Funcionamento

Diariamente, das 5h às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário