segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vivendo Bem - Ócio Criativo

A primeira coisa que vem à mente de quem entra em férias é descansar. A segunda, é viajar. Mas quem pensa que viajar só traz benefícios para quem está em férias, ou quer descanso, diversão ou relaxamento, está muito enganado: viajar, além de ser uma ótima oportunidade de se conhecer coisas novas, também pode contribuir para a carreira, a produtividade e o crescimento profissional.


Estamos falando de ócio criativo, conceito criado por Domenico de Masi, sociólogo italiano. No ócio criativo, há a união de estudo, trabalho e lazer com o intuito de melhorar a qualidade de vida e aumentar a produtividade profissional. Sendo assim, o termo "ócio" não tem nada a ver com preguiça ou sedentarismo. Muito pelo contrário!

Segundo Domenico, é possível unir trabalho, estudo e lazer, o que promoverá uma fusão entre prazer e produção. Então, se você tem a oportunidade de viajar e, de quebra, conseguir conciliar enriquecimento cultural e profissional, além de se divertir, estará praticando o ócio criativo.


Viajar pode ajudá-lo a criar e encontrar soluções, renovando conhecimentos e nos tirando da nossa já velha conhecida, a rotina. Conviver com outras pessoas, mudar as paisagens, ter acesso à outras pessoas, culturas e  experiências, inspira e estimula a  sua criatividade. Segundo pesquisas, quanto mais estivermos relaxados, mais as ideias fluirão com facilidade e mais a nossa mente se abrirá para novas perspectivas.


Hoje em dia, trabalhar é muito importante, mas ninguém é de ferro, né?  Sua mente precisa de férias, portanto comece a programar a sua próxima viagem!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário