quinta-feira, 4 de julho de 2013

Do Museu à Balada - Sanduíche Bauru

Agora, será a minha lavação de alma! Finalmente, um espaço onde eu posso desfazer o grande equívoco que a maioria dos bares, lanchonetes e restaurantes faz com o sanduíche que representa a minha terra natal, Bauru!

Atenção, moçada! O que vocês conhecem como Bauru está longe de ser o verdadeiro Sanduíche Bauru! O que vocês comem, como eu sempre brinco, é um misto quente com tomate!...hehehe...



Brincadeiras à parte, é fato que muitas pessoas acham que o “Bauru” é um lanche quente feito com fatias de pão de fôrma ou pão francês, presunto, queijo muçarela e tomate. Se soubessem como é o verdadeiro, jamais aceitariam as tentativas de imitação que rolam por aí. Ainda mais quando um bauruense, como eu, está próximo de alguém que pede e recebe algo que jamais se aproximaria do verdadeiro. Se sou eu a estar perto, ah... O sangue sobe!


O verdadeiro “Bauru” foi inventado por Casemiro Pinto Neto, bauruense nascido em 5 de abril de 1914. Em 1931, ele ingressou na Faculdade de Direito da USP no Largo do São Francisco, em São Paulo,  e começou a ser conhecido pelo apelido “Bauru” por seus amigos, já que tinha muito orgulho de sua cidade. Com seus contemporâneos, ele costumava frequentar o  bar "Ponto Chic", no largo do Paissandu. 



Em uma noite, já no ano de 1934, Casemiro procurou apressadamente o cozinheiro do “Ponto Chic”, Carlos, e "ditou" a receita do sanduíche que queria que fosse feito: pão francês sem miolo, uma porção de queijo derretido em banho-maria, fatias de rosbife, rodelas de tomate e pepino em conserva (picles). A explicação de Casemiro para esse pedido era a de que ele tinha visto, em um livreto de alimentação para crianças publicado pela Secretaria de Educação e Saúde,  que essa receita incluiria elementos básicos, como albumina, proteína e vitamina, o que resultaria em um lanche equilibrado.


Quando já estava no segundo sanduíche , Casemiro teve um pedaço “roubado” pelo amigo Quico (Antônio Boccini Jr.). Quico gostou e pediu ao garçom, Alex, que trouxesse “um desses do Bauru”.  Na mesma noite, vários outros frequentadores começaram a pedir o novo lanche, “igual ao do Bauru”. Assim, o apelido de Casemiro se tornou o nome do lanche e nascia, assim, um dos mais famosos lanches do Brasil.


Como tudo o que é bom é espalhado, o sanduíche Bauru não ficou restrito a São Paulo e a Bauru apenas. O lanche é muito difundido em todo o Brasil e até no exterior, tornando-se popularizado pela receita composta por presunto, queijo e tomate. Embora receba as inúmeras variações que levam em conta as influências regionais e adaptações, jamais perde o seu “nome de batismo”.

Em Bauru, o principal responsável pela divulgação do sanduíche foi José Francisco Júnior, o Zé do Skinão, que conheceu Casimiro Pinto Neto em meados de 1957.  Ele transformou a sua lanchonete, chamada O Bar do Skinão, no principal ponto bauruense de divulgação do Sanduíche Bauru, o qual fazia, em inúmeras vezes, de maneira gratuita. Hoje, o bar não está mais em seu local de origem mas ainda existe, agora localizado no bairro Altos da Cidade. 



Para garantir o Sanduíche Bauru como patrimônio imaterial da cidade, foi sancionada uma lei, em 1998, pela Câmara Municipal de Bauru, com o objetivo de manter inalterada a receita original, criada pelo bauruense Casemiro.  Virou coisa séria e tem até certificação para os estabelecimentos em que se preserva a tradição. Portanto, sempre que encontrar o selo abaixo, pode confiar!


 

Como bauruense boa de garfo e fã do sanduíche, posso te afirmar: quem experimenta o verdadeiro Bauru, jamais quererá saber de outro!


Mais informações no site Tradicional Sanduíche Bauru e, se estiver em Bauru, não deixe de conhecer O Skinão, estabelecimento que já faz parte da história desta minha tão querida terra natal.



 Procure um estabelecimento certificado e bom divertimento!

Abraços,


Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário