segunda-feira, 1 de julho de 2013

Cozinha de Sal - Pipoca no Microondas

Chuvinha, filminho, cobertas. Tudo pede por um balde de... Pipocas! E quem é que consegue resistir à estas maravilhas da comilança nossa de quase todo dia?



Embora seja assunto gerador de muita controvérsia, a pipoca é acusada de ser prejudicial para o nosso organismo, principalmente por ser feita com gordura e se tornar um grande incentivo ao exagero no sal, mas os seus dias de grande vilã estão ficando para trás, já que a ciência está identificando muitas qualidades neste alimento.  

Estudos feitos e publicados recentemente nos EUA mostram que a pipoca reúne alguns certos anti-oxidantes a mais dos que os encontrados em uma porção de frutas e verduras, ou seja, a pipoca poderia se tornar uma grande aliada no combate aos radicais livres, causadores de problemas que vão desde o envelhecimento precoce até o câncer. Segundo estes estudos, é a diferença na quantidade de água encontrada na pipoca que faz a diferença (fica entre 3 a 5% apenas). Esse valores, referentes à umidade, deixam concentrados, nos subprodutos do milho, os compostos fenólicos (os anti-oxidantes), enquanto que, em outras classes alimentares, eles se encontram diminuídos.

Tomando cuidado com a quantidade de óleo, a pipoca não se tornará uma bomba calórica e, de quebra, poderá até ajudar no combate aos radicais livres. Bom, heim? Então, vamos fazer uma pipoquinha rápida e muito gostosa no microondas?

Ingredientes:
- meia xícara de chá de milho de pipoca
- ¼ de xícara de chá de água
- 1 colher de sopa de margarina
- sal a gosto

Modo de fazer:
Em uma tigela refratária grande, misture o milho de pipoca, a margarina e a água. Cubra com filme plástico (aqueles de PVC), deixando uma pequena abertura na lateral para escapar o vapor.

Leve ao microondas e programe para 8 minutos em potência alta ou desligue quando notar que  o intervalo entre os estouros  já está menor que 3 segundos. Retire o refratário do micro-ondas (cuidado para não se queimar), tempere com sal e sirva em seguida.

Se quiser, pode usar um pouco dos temperos em flocos (colocar juntos aos ingredientes, na hora de fazer) ou pimenta-do-reino preta moída na hora após o preparo para temperar mais um pouquinho.
Fácil, prático e rápido de fazer, além de muito gostoso! Aproveite!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário