sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cozinha de Sal - Arroz De Noronha

Muitas pessoas vêem com maus olhos as bandeijinhas, geralmente em promoção nos supermercados, de lascas de bacalhau. Se soubessem o quanto essas bandeijinhas, muito práticas e baratas, podem fazer se bem preparadas,
jamais as desprezariam.


Introduzido na cultura brasileira pelos portugueses, o bacalhau salgado e seco era um dos alimentos preferidos pelos viajantes e camponeses que moravam distantes do mar (a oportunidade de se ter pescado fresco era muito menor). Como salgar o peixe artesanalmente consistia em uma técnica para fazê-lo resistir ao tempo, isso também ajudava a atravessar períodos de inverno e guerras. Portanto, as lascas de bacalhau tinham importância fundamental, já que eram fáceis de se preparar e qualquer um sabia como deixá-las de molho.

Originalmente, são feitas de partes menos nobres do bacalhau, mas não menos nutritivas e saborosas. Podem ser guardadas em geladeira e têm duração de até 6 meses e tornam-se um coringa precioso se alguém aparecer de surpresa para a hora de almoço, além de proporcionarem pratos incríveis e fáceis de se preparar.

Além de um delicioso bolinho (em breve), também servem como recheio de pastel e fogazza (que também faremos em breve).

Com a receita a seguir, provaremos como as lascas de bacalhau renderão uma refeição deliciosa e especial.

Ingredientes:
- 200 g de lascas de bacalhau
- folhas de hortelã a gosto
- 1 tomate picado
- 1 colher de sopa de cebola desidratada
- 1 1/2 xícaras de chá de arroz
- azeitonas a gosto
- 1 sachê de tempero em pó para arroz
- 1 colher de sopa de salsa/alho/cebola desidratados em pó
- 2 ovos cozidos e picados
- 2 batatas médias picadas
- vagem picada a gosto
- azeite a gosto
- óleo de soja para refogar


Modo de fazer:
Para dessalgar as lascas de bacalhau: coloque-as em escorredor e lave-as em água corrente, mexendo com cuidado para não quebrar. Lave-as bem até retirar todo o sal aparente. Deixe-as de molho em água fria por 15 minutos. Escorra, lave-as novamente e deixe-as mais 10 minutos de molho. Escorra e reserve.


Refogue os legumes, as azeitonas mais as lascas de bacalhau e adicione os temperos em pó e desidratados. Acrescente o arroz já lavado e escorrido, mexa e coloque água o suficiente para cobrir todos os ingredientes. Deixe em fogo médio até que o arroz fique pronto.


Experimente o sal, desligue o fogo , coloque os ovos cozidos e picados por cima, juntamente com as folhas de hortelã. Regue generosamente com azeite e sirva quente.


Tempo de preparo do arroz: vinte minutos.

Rende 6 porções e permite incluir cenoura ralada, milho verde e ervilha.

Viram como as lascas de bacalhau podem render um prato glamouroso, barato (duzentos gramas de lascas custam, em média, 5 reais) e muito saboroso?

Experimentem!

Bom apetite!

Abraços,

JH


PS: o nome deste prato é uma homenagem ao avô materno da Larissa, Luiz Pinheiro de Noronha, português e adorador de bacalhau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário