sábado, 13 de julho de 2013

Recriarte - Sabão Líquido de Óleo de Cozinha Usado

Como todos os nossos leitores sabem, os amigos que compõem este blog adoram uma cozinha, tanto é que o ponto alto das publicações são as nossas receitas. É em volta de uma mesa com muitas guloseimas e pratos que os amigos queridos costumam se reunir, então não seria diferente se falar muito de cozinha por aqui.

Uma das coisas mais usadas na prática culinária é o chamado óleo culinário, ou óleo de cozinha, como é popularmente conhecido. Item obrigatório em muitas receitas, nem sempre conseguimos substituí-lo com igual sabor, mais ainda quando falamos em frituras. Quem não gosta de um ovo frito, não é? Pois é, mas depois de fritar o ovo, vem a dor de cabeça: o que fazer com o óleo usado?



A primeira solução que nos vem à cabeça é descartar esse óleo pelo ralo da pia mesmo e tudo bem. Não, não! Se você optar por isso, terá uma dor de cabeça ainda maior, já que o óleo, quando está nas tubulações, causa entupimentos das mesmas. Nem sempre é possível se limpar as tubulações com produtos químicos e aí tem que se quebrar a construção para se refazer o encanamento.

Você já pensou na dor na cabeça e no bolso, quando isso acontece? Imagine o impacto desse óleo no solo e nas águas? Sem tratamento, o esgoto que contém o óleo vai se espalhar pela superfície do solo e águas de rios e represas, contaminando tudo e levando à morte milhares de espécies animais. 

Dados apontam que um litro de óleo usado consegue contaminar um milhão de litros de água. Se esse óleo impermeabilizar o solo, aumenta-se os riscos de enchentes e alagamentos, além de aumentar o efeito estufa, já que a sua decomposição libera gás metano. Então, o que fazer com o óleo usado?



Várias cidades e entidades estão se preocupando e se tornando recicladores do óleo de cozinha e muitos métodos têm sido criados para reciclá-lo, transformando-o em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até combustível.

Que tal fazer sabão líquido em casa com o óleo que, primeiramente, você pensou em descartar na pia da sua cozinha? O sabão em barra já é muito difundido, mas sempre nos esquecemos do sabão líquido, né? Receita simples, barata e fácil de fazer.

Ingredientes:
- 750 ml de água fria
- 750 ml de água fervente
- 125 ml de óleo de cozinha usado
- 60 ml de álcool
- 30 g de soda cáustica
- essência a escolher 

Modo de fazer:
Em um recipiente, misture bem o óleo de cozinha usado e o álcool. Reserve.
Em outro recipiente, dissolva a soda com um pouco da água fria (tome cuidado ao usar a soda cáustica sempre) e adicione, aos poucos, à mistura obtida previamente com o óleo e o álcool.
Coloque a essência e mexa bastante, durante 5 minutos, até adquirir consistência cremosa. Após, adicione a água fervente e mexa até dissolver, daí adicionando o restante da água fria.
Continue mexendo por mais aproximadamente 15 minutos ou até obter a consistência de sabão líquido. Está pronto.
Espere esfriar e acondicione em garrafas pet.



Cuidados a serem tomados:
- álcool e fogo não combinam, então tome cuidado ao manusear o álcool próximo ao fogão.
- soda cáustica queima a pele e intoxica se inalado o seu vapor, portanto use luvas de proteção, mantenha as crianças afastadas e use óculos durante a manipulação da mesma.
- coe e retire todos os resíduos do óleo de cozinha usado antes de reciclá-lo.

Mudança de hábitos e reciclagem: a natureza agradece!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário