quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cozinha de Açúcar - Bolo Pronto

Hoje em dia, cozinhar se tornou algo mais fácil devido aos produtos “prontos”. No que toca aos doces, não foi diferente. Tem tanta coisa “pronta”, que é só misturar mais algum ingrediente e já está pronto, como pudins, mousses e bolos. Inclusive, alguns desses produtos foram até incluídos na cesta básica dos trabalhadores.

Eu, particularmente, tornei-me fã dos preparados para bolos. Aprendi a lidar com eles após algumas tentativas bem mal sucedidas, confesso, mas foi errando e tentando de novo que consegui domá-los. Hoje em dia, não importa a marca, consigo deixá-los bem fofinhos e apetitosos. 


Muitos amigos e amigas que cozinham, reclamam comigo que não conseguem, na maioria das vezes, obter o mesmo sucesso que tenho com os meus bolos “prontos”. São segredos muito simples: não ter preguiça de bater a massa e bater em dois tempos. Fácil, não é mesmo? Como cheguei nessas conclusões? Comecei a perceber que, alongando o tempo da batedeira, os bolos começaram a ficar mais fofos e a crescerem mais. Quando dividi o tempo de batimento, então, deu mais certo ainda e não perdi mais nenhum bolo. Portanto, eu bato a massa na batedeira, no mínimo, por 5 minutos; desligo e unto e enfarinho a fôrma, para depois bater a massa por mais 5 minutos.

Pode ser a marca que for, da mais cara à mais barata, nunca mais perdi um bolo! E acredite: as marcas mais baratas são as que crescem mais, viu? Então, escolha um sabor e vamos para a cozinha!


Ingredientes:
- 1 pacote de mistura para preparo de bolo
- ingredientes pedidos pela mistura (no caso, a marca que usei pediu 3 ovos, 150 ml de leite e 2 colheres de sopa de margarina)
- margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma




Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno em 180 graus.

Na tigela da batedeira, coloque primeiro os ingredientes secos e dê uma misturada prévia. Após, coloque os demais ingredientes e comece a bater, revolvendo o fundo da tigela com a ajuda de uma colher ou pão-duro. Bata por 5 minutos e deixe descansar. Enquanto isso, aproveite o tempo para untar e enfarinhar a fôrma.


Após, volte a bater a massa por mais 5 minutos, sempre revolvendo o fundo da tigela para não deixar escapar nada sem bater. Despeje a massa na fôrma e leve para assar por, aproximadamente, 45 minutos. Após assar, retire e deixe esfriar para poder desenformar.



Agora, dependerá do seu gosto para escolher a cobertura. Algumas coberturas pedem bolos ainda quentes para serem colocadas. No caso, ensinarei um brigadeiro bem mole que deve ser colocado sobre o bolo já frio.

Para fazer o brigadeiro bem mole, precisaremos de:
- 3 xícaras de chá de leite
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de sopa de achocolatado
- 4 colheres de sopa de margarina



Misture todos os ingredientes em uma panela alta e mantenha sempre o fogo baixo, mexendo sempre e sempre. Ela levanta fervura e pode derramar-se, portanto é imprescindível que a panela seja alta e que se mexa sempre para não derramar. O tempo de feitio é de meia hora, aproximadamente.



É um pouco cansativa, se pensarmos no tempo que demora para ficar pronta e que não se pode parar de mexer, mas o resultado é tão bom e tão gostoso que vale a pena fazê-la! Ela estará pronta quando começar a aparecer o fundo da panela ao mexer, já bastante engrossada.

Sugestão para enfeite: chocolate granulado escuro ou colorido e pastilhas de chocolate farão a alegria da criançada!


Bom apetite!

Abraços,


Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário