quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cozinha de Açúcar - Mosaico

Doce com gosto de infância, quem é que não gosta? Ainda mais no meu caso, já que sou formiguinha totalmente assumida!


Quando eu era mais criança, haviam alguns pratos doces que eu sempre pedia para a minha mãe fazer: "sonho cor-de-rosa", "bolo de chocolate do meu aniversário", "bolo nega maluca", "mosaico", entre outros. O mosaico, então, era um dos meus prediletos, só perdendo para os bolos de chocolate, que são a minha paixão.

Conversando sobre as futuras receitas que traríamos aqui para o blog, eu e o meu maridão, o JH, relembramos esse doce, que ele conhece com o nome de "gelatina colorida". Hummmm... Não posso negar que a minha boca encheu-se d'água e foi impossível deixar o assunto para lá!

Portanto, aí vai a receita doce desta semana: mosaico!

Ingredientes:
- 3 sabores de gelatina
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 frasco de leite de coco
- 1 envelope de gelatina sem sabor


Modo de fazer:
Prepare os sabores de gelatina conforme as instruções das embalagens e espere endurecer totalmente, para depois cortá-las em cubos.


Faça a gelatina sem sabor conforme as instruções da embalagem e junte-a, no liquidificador, ao leite condensado, o creme de leite e o leite de coco. Bata em alta velocidade por 5 minutos para misturar totalmente a gelatina sem sabor.


Disponha os cubos de gelatina em um refratário e acrescente o creme obtido no liquidificador, mexendo com cuidado para misturá-lo aos cubos. Leve à geladeira e aguarde endurecer. Em uma hora, aproximadamente, seu mosaico já estará pronto.

Dicas:
- pode-se fazer mais sabores de gelatina. Se fizer até cinco sabores, não precisa aumentar a quantidade de leite condensado, creme de leite, leite de coco e gelatina sem sabor.


- se sobrar creme, coloque em um potinho e deixe endurecer. O creme, por si só, é uma delícia!

- é importante escolher um refratário que consiga conter tudo.

- se quiser fazer em fôrma de buraco de metal, unte com um pouquinho de óleo antes para facilitar o desenformar; no caso de fôrma de plástico, unte com água ou o óleo novamente.


Fácil, prático e muito versátil, é muito colorido e faz a alegria da criançada e dos adultos também!

Bom apetite!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário