Todo guerrilheiro que se preza não joga comida fora. Inventa, transforma, cria, dá um jeito para matar a fome com o que tem em casa à disposição.
Que tal não deixar mais aquela meia cebola cortada, esquecida na porta da geladeira? Com ela, você pode fazer o Patê Flex, que não requer prática nem tanta habilidade culinária.
Peguem suas panelas pretas e vamos à guerra!
Antes, temos que fazer o aditivo de cebola: corte a cebola em fatias e cozinhe em água por um minuto. Escorra bem e faça uma conserva, colocando as fatias em um potinho com azeite e orégano. Aguarde, pelo menos, três dias para a maturação antes de usar para fazer o patê.
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de leite
- meia xícara de chá de azeite ou óleo
- sal a gosto
- 1 envelope de tempero em pó para arroz
- aditivo de cebola
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
Modo de fazer:
Coloque o leite no liquidificador e bata em velocidade alta, acrescentando o azeite ou óleo aos poucos. Adicione a farinha, o tempero em pó e o aditivo (observação: se quiser adicionar alho, no máximo um dente de alho grande).
Depois de tudo misturado, leve ao fogo baixo e mexa suavemente até levantar fervura. Deixe esfriar e sirva.
Dicas:
- este patê serve como base para muitas outras coisas, como sopas, cremes, molho de macarrão, estrogonofe e outros patês (de azeitona, de atum, entre outros).
- conserve-o sempre em geladeira.
- excelente como acompanhamento de saladas, vegetais e legumes cozidos.
Bata o patê flex com cenouras cozidas, com alho e cheiro verde, faça um molho para macarrão com atum ou extrato de tomate. Ótimo para aquele pãozinho com café ao final da balada. Misture com requeijão e terá um cream cheese bem temperadinho.
Verdadeiro coringa do lanche noturno de todo guerrilheiro!
Bom apetite!
Abraços,
JH
Nenhum comentário:
Postar um comentário