sexta-feira, 19 de julho de 2013

Do Museu à Balada - Filme: O Senhor dos Anéis

Uma das maiores proezas cinematográficas foi transformar a obra literária O Senhor dos Anéis em filme. Os que leram os livros sabem da dificuldade em adaptá-la para as telas. Os livros de John Ronald Reuel Tolkien jamais tiveram a pretensão de serem roteiros para filmes. Tolkien gostava de literatura. Era um linguista. Criou idiomas e um mundo para desenvolvê-los. No mundo de Arda existe um continente chamado Terra-Média. E é lá que se passa a mais famosa de suas estórias transformada em filme pelo diretor Peter Jackson.



A estória da Terra-Média e grande, complicada e controversa. Tolkien queria criar uma mitologia própria para a Inglaterra, e assim criou um mundo com homens, elfos, orcs, anões, hobbits e uma infinidade de criaturas fantásticas. O Senhor dos Anéis é apenas o final da estória onde os seres fantásticos começam a deixar a terra para os homens.

Rodado na Nova Zelândia, Peter Jacson criou a Weta Digital, uma estação gráfica própria para fazer os efeitos especiais do filme. A trilha sonora ficou a cargo de Howard Shore, acompanhada por músicos como Enya, com a música May It Be, e Annie Lennox, com Into The West.

Para Tolkien o mundo de Arda era o fator principal. Na estória, um artefato há muito esquecido reaparece cerca de três mil anos depois. Um anel, um, aparentemente, singelo anel, é o responsável por toda a trama de O Senhor dos Anéis. O Um Anel, forjado nas entranhas do Monte da Perdição, guarda um terrível poder. Separado de seu senhor, Sauron, o Escuro, ele tenta voltar para seu dono a fim de trazer toda a maldade para o mundo. Fatal ou providencialmente, este anel, vai parar nas mãos de um simples hobbit, Bilbo Bolseiro, o qual o presenteia a seu sobrinho, Frodo Bolseiro. Após saber do que se trata tal presente, ajudado pelo mago Gandalf, Frodo tem a missão de destruir o anel no mesmo local onde foi forjado.




O primeiro filme da trilogia conta a estória da Sociedade do Anel, um grupo composto pelos hobbits Frodo Bolseiro,  Samwise Gamgee, Meriadoc Brandybuck e Peregrin Took, o mago Gandalf, o guardião Aragorn, o guerreiro Boromir, o elfo Legolas e o anão Gimli. A princípio o grupo ajudaria Frodo a levar o anel até o Monte da Perdição, mas muitos revezes faz com que a sociedade se dissolva separando seus componentes e mandando-os para outras aventuras paralelas. Frodo e Sam continuam a jornada sozinhos.




No segundo filme, As Duas Torres, Aragorn, Legolas e Gimli passam a ajudar o rei Théoden contra a investida do exército de orcs e outras criaturas liderado pelo mago traidor Saruman. Enquanto isso, os hobbits, Merry e Pippin ajudam os Ents, seres meio homens meio árvores. Frodo e Sam encontram Gollum, um antigo portador do anel que resolve ajuda-los, mas esconde uma terrível ganância pelo anel e se divide entre ajudar ou tomar o anel de Frodo.




Na última parte da trilogia, O Retorno do Rei, o grupo volta a se reunir contra as hordas de Sauron, enquanto Frodo e Sam continuam sozinhos a jornada para destruir o anel e enfraquecer o poder do inimigo.

Batalhas épicas, romances impossíveis, um pouco de comédia fazem parte do enredo desta emocionante obra cinematográfica.

Muita gente não gostou desta adaptação para o cinema, pois faltaram personagens e lugares, mas Peter Jackson teve que atender às exigências comerciais das distribuidoras para que o filme não fosse exibido somente aos fãs das obras de Tolkien. E mesmo com essas mudanças a trilogia não deixou de ser uma das melhores produções da história contando com 30 indicações ao Oscar, levando 17 estatuetas, fora outros prêmios não menos importantes.

Site oficial da trilogia: The Lord of The Rings

Nenhum comentário:

Postar um comentário