sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cozinha de Sal - Bolo Olho de Hórus

Como a intenção desta coluna é desmistificar a cozinha  e mostrar que com ingredientes “plebeus” é possível fazer pratos nobres, hoje vamos transformar uma simples carne moída num delicioso e surpreendente prato.

O bolo de carne é muito difundido entre os norte-americanos, que usam a carne bovina, mas também é muito comum em países da Europa, como Inglaterra e Escócia, com uma diferença: normalmente, é usada a carne de cordeiro.



Nossa cozinha possui temperos diferentes desses lugares; sendo assim, criei um bolo de carne adaptado ao paladar brasileiro.

Então, vamos lá!

Ingredientes:
- 1 quilo de carne moída (de preferência acém ou coxão duro)
- cebola desidratada em flocos
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de cheiro verde picado
- 200 gramas de peito de peru defumado
- 3 envelopes de tempero em pó sabor costela
- 2 dentes de alho amassados
- 2 cenouras médias cozidas e inteiras
- 2 colheres de sopa de farinha de rosca
- azeite
- pimentão vermelho em tiras finas
- meio maço de espinafres
- papéis alumínio e manteiga para enrolar

Modo de fazer:
Tempere a carne moída com os temperos em pó, alhos, cebola desidratada e cheiro verde. Acrescente a farinha de rosca e a clara de  um ovo. Deixe descansar um pouco e reserve.

Faça uma omelete simples com o restante dos ovos e mais a gema que sobrou. Reserve também.

Lave o espinafre e separe apenas as folhas (se quiser, congele os talos para fazer um creme de espinafre ou caldo verde). Escorra bem e reserve.

Estique uma folha de papel alumínio e, sobre ela, uma folha de papel manteiga. Espalhe um pouco de azeite para untar a folha de papel manteiga com o auxílio de um pincel ou espátula.

Sobre o papel manteiga, comece a acomodar a carne moída temperada, mantendo uma altura de 1 centímetro e deixando espaço de 3 centímetros das bordas do papel manteiga. 

Sobre a carne moída, distribua as fatias de peito de peru defumado, deixando uma borda de 1 centímetro no final. Após, comece a acomodar as folhas do espinafre e as tiras do pimentão vermelho, sempre respeitando a borda de 1 centímetro no final.

Após, recorte a omelete e disponha-a sobre as tiras do pimentão. Acomode as cenouras e comece a enrolar com a ajuda dos papéis manteiga e alumínio. Termine de enrolar com o papel manteiga e, com o papel alumínio, feche completamente o enrolado.

Coloque em fôrma e leve ao forno por 40 minutos, em 200°C. Abra o forno, retire a fôrma e corte os dois papéis, para começar a dourar, com cuidado. Volte o enrolado ao forno por mais 15 minutos, retire os papéis com cuidado e vire o enrolado para assar por igual, acrescentando azeite por cima. Volte ao forno por mais 5 minutos e está pronto.

Quer ver o passo-a-passo? Clique no link a seguir: Vídeo Bolo de Hórus


Experimente. Você não irá se arrepender!

Bom apetite!

JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário