terça-feira, 23 de julho de 2013

Recriarte - Papietagem

Olá, pessoas supimpas!

A papietagem, o papier colle (do francês: papel colado) é uma antiga técnica desenvolvida pelo pintor cubista Georges Braque. Com esta técnica podemos reproduzir qualquer objeto sólido. É muito utilizada em cenografia e artesanato como máscaras teatrais, vasos, cachepôs, bonecos, brinquedos, fruteiras, etc. É também usada combinando outras técnicas como o papel machê.




A técnica consiste em sobrepor várias camadas de folhas de papel de modo que fique uma superfície bem resistente.

Eu gosto de fazer cachepôs de vários tamanhos. Como base uso um balão de festas cheio, sobre o qual vou colando tiras de papel jornal cobrindo todo o balão, deixando somente a parte do nó sem cobrir. Dependendo do tamanho do balão preencho com três a cinco camadas de tiras de jornal. As tiras são molhadas em uma solução misturada com cola e água que, quando secam após serem coladas ao balão, ficam como se estivessem engomadas.




Após a colagem de todas as camadas o balão é furado e retirado deixando somente a papietagem na forma ovalada. Esta é a base que uso para fazer vasos e cachepôs. A partir daí trabalho em cima desta forma compondo a peça pintando, cobrindo com papéis coloridos ou pedaços de coadores de papel usados, cubro com massa corrida, ou aplico qualquer outra coisa para dar um acabamento.

Prefiro usar papel jornal e papel craft por absorverem melhor a água. Não é aconselhado utilizar papeis de revistas com vernizes que impedem a absorção da água.




Quem se interessar em conhecer melhor esta técnica, fique de olho na programação do ateliê Espace Lepage.

Abraços do MM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário