sexta-feira, 19 de julho de 2013

Vivendo Bem - Educação Musical na Infância


Música... Tão necessária e tão importante em nossas vidas, a música é como algo de que já não temos mais a percepção, mas sem o qual não conseguimos viver. Em todos os cantos de nossas vidas, existe a música: para lembrar, para se alegrar, para chorar, para aprender. Sem ela, seríamos seres incapazes de compreender melhor o mundo e, por isso, o "aprender música" se torna ainda mais importante, principalmente na educação e formação das nossas crianças.

Aos 9 anos, eu pedi à minha mãe para estudar piano clássico. A princípio, ela se assustou com o tempo em que eu levaria para concluir o estudo do piano clássico (na época, seriam 9 anos até "tirar o conservatório", que seria me formar em piano), mas topou a empreitada junto comigo. Mesmo sem ter um piano para treinar em casa, eu me esforcei. Treinava os dedilhados na beira da mesa da cozinha, marcava horários de estudo e ficava lá, desenvolvendo as minhas habilidades por horas a fio.
Cheguei a concluir o oitavo ano e parei por aí, não por não gostar mais, mas por não ter mais tempo para o curso, já que tinha entrado na faculdade e não dispunha mais de tantas horas para estudar as lições.

Fiz parte, inclusive, por dois anos seguidos, da fanfarra da minha escola como pratista principal. Ganhamos até um concurso estadual de fanfarras, na época. Foi muito divertido!


Hoje, percebo que tudo isso foi fundamental para a construção da minha identidade, já que a educação musical, se feita precocemente, estimula várias áreas do nosso cérebro e desenvolve outras várias habilidades nas crianças.


Autodisciplina, paciência, percepção aguçada, desenvolvimento do raciocínio e coordenação motora, melhora da concentração e da memória, exercício da persistência, além de ensinar a humanização, o respeito e a sensibilidade. A educação musical na infância permite tudo isso e muito mais, como o desenvolvimento do pensamento lógico e analítico, itens que influirão positivamente em vários setores da vida dessas crianças, além do ensino do trabalho em equipe (duetos, audições, orquestras, bandas).


A educação musical na infância traz maior facilidade para se entender outras áreas do conhecimento, fazendo com que as crianças tenham menos dificuldades com as matéria na escola, além de fornecer bases para uma estrutura emocional e psicológica mais saudável e sólida.

Já dizia Platão: "A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro."

Saudades do meu piano...

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário