segunda-feira, 29 de julho de 2013

Vivendo Bem - Concentração e Relaxamento

Olá, pessoas supimpas!

A concentração nos permite ter êxito em tudo o que fazemos. Isto se dá quando aprendemos a viver o instante, o agora. Para se concentrar, é preciso ter em mente apenas um único pensamento, sustentando toda nossa atenção a este pensamento. É o oposto de distração. É a chave para conseguir qualquer prática. Não é fácil, mas devemos insistir, treinando a mente, até termos êxito.

Algumas das formas de praticar a concentração no dia a dia são:
- fazer coisa por coisa, sem pensar em mais outra;
- não interromper o que começou para fazer outra coisa;
- não pensar em coisas que serão feitas mais tarde e não pensar em coisas já feitas antes;
- manter-se centrado justamente no que está sendo feito no momento.




No início, isso vai exigir certo esforço, mas com a prática nossa concentração vai melhorando cada vez mais.

A maioria das coisas que fazemos é feita de forma mecânica enquanto pensamos em outras coisas, como no momento em que escovamos os dentes, comemos, andamos, dirigimos nosso carro, etc. Isto nos impede que nos mantemos concentrados no que estamos fazendo.

Esta nossa forma de pensar e fazer as coisas sem concentração faz com que não nos relaxemos completamente. Acabamos por gastar muita energia desnecessariamente.

Tudo o que vem à nossa mente, como desejos, emoções, preocupações, medos, até músicas que repetimos mentalmente sem nos dar conta, são coisas que nos esgotam e causam tensões.




Um ótimo exercício para relaxamento é nos concentrarmos em cada uma das partes do nosso corpo e sentirmos uma por uma. Reserve um momento diário para a prática deste exercício. Pode ser antes de dormir.

Antes de iniciar este exercício, inspire e expire profundamente por umas dez vezes e diminua o ritmo até deixar a respiração normal.

1 – Livre sua mente de qualquer pensamento preocupante;
2 – Mantenha a atenção em cada dedo dos seus pés, um por um. Observe se estão tensos ou relaxados. Procure relaxá-los. Faça isso sem pressa de terminar;
3 – Mantenha agora sua atenção nos músculos dos pés. Primeiro um e depois o outro. Vá relaxando cada músculo devagar;
4 – Após relaxar os músculos dos pés, sinta as panturrilhas e relaxe-as uma após outra;
5 – Agora relaxe os joelhos;
6 – Relaxe os músculos das coxas e sinta as pernas totalmente relaxadas. Relaxe sempre um lado e depois o outro;
7 – Após relaxar as pernas, faça o mesmo com os braços, começando pelos dedos de cada mão, um a um;
8 – Relaxe os músculos das mãos e pulsos;
9 – Relaxe agora os antebraços, depois cotovelos e braços. Sempre um lado e depois o outro;
10 – Passe a atenção agora para a região dos glúteos, genitais, quadris, abdômen e cintura. Relaxe um a um dos músculos que aí se encontram;
11 – Agora relaxe os músculos do peito, ombros, costas e todo o tronco. Faça isso lentamente, um músculo de cada vez;
12 – Relaxe agora os músculos do pescoço, garganta, mandíbula, língua, bochecha, nariz, olhos, sobrancelhas, testas, todos os músculos da face, orelhas, couro cabeludo, deixando toda a cabeça relaxada.

Só passe para a próxima etapa depois de relaxar os músculos dos membros das etapas anteriores. Ao término do exercício, o corpo deve estar totalmente relaxado.




Você pode gravar este texto com uma música suave de fundo, para ouvi-lo enquanto executa o exercício.

É um exercício simples que treina a concentração e o relaxamento ao mesmo tempo. Tem um ótimo resultando quando feito antes de dormir, garantindo uma boa noite de sono.

É isso aí, pessoas! Vamos nos manter concentrados e relaxados para nos livrar do estresse e tensões do dia a dia, garantindo uma vida mais saudável.

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário