segunda-feira, 15 de julho de 2013

Truques e Tralhas - Esponja de Limpeza Bacana

Quem diria... Um dos símbolos de limpeza em nossa cozinha pode se tornar a causa de inúmeros problemas de saúde que poderemos adquirir até sem saber: a esponja de limpeza.


Difícil acreditar, mas aquela sua esponja, inofensiva, que fica ali ajeitadinha em sua pia de cozinha, é muito suja: uma única gota retirada dela pode apresentar 450 milhões de bactérias! E se ela estiver úmida e com restos de comida, então se tornará o ambiente perfeito para o crescimento e sobrevivência dessas bactérias por até uma semana.

É fato, infelizmente. Testes laboratorias já provaram que, sem os devidos cuidados, a sua esponja pode se tornar o vetor de várias doenças, já que, ao invés de limpar, ela espalhará as bactérias para o que você limpar com ela, como copos, talheres e pratos. O perigo aumenta ainda mais se você nunca trocar de esponja, já que, quanto mais tempo de uso, maior é o acúmulo de sujeira nela, portanto, se você e sua família sujam muita louça, troque a esponja a cada semana de uso, no máximo.


Puxa vida... Mas, e agora? Como faço para descontaminar a minha esponja com rapidez e sem complicação?

Simples: use o seu micro-ondas! Se você quiser que sua esponja fique mais tempo longe das bactérias, é importante desinfectá-la todos os dias. Faça isso à noite, para já deixá-la no esquema para uso no dia seguinte. Veja só como é fácil. É só seguir os passos abaixo:

- após lavar a louça, lave a esponja com água corrente e retire os restos de detergente e comida que estiverem grudados nela, torcendo-a bem para retirar toda a água.

- faça uma solução de meia colher (sopa) de água sanitária em 250 ml de água e deixe a esponja mergulhada nessa solução por 5 minutos.

- retire a esponja do molho, torça-a bem para retirar toda a solução e coloque-a no micro-ondas por um minuto em potência máxima.

Prontinho! Sua esponja está limpa, desinfetada e pronta para o uso no dia seguinte. Após a limpeza e desinfecção, deixe-a em ambiente seco.


Mantenha a sua cozinha e a saúde de sua família longe de riscos desnecessários, principalmente em se tratando de germes, os inimigos invisíveis!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário